3-4 setembro 2026
Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana
3-4 setembro 2026
Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana

Tópicos do programa

Tópicos

Sub-tópicos

Inovação no ensino de Química

  • Análise de estudos sobre tecnologias emergentes como o uso de IA como ferramenta de apoio ao ensino.

  • Química computacional e modelagem molecular no ensino: Utilização de software de modelagem para complementar as experiências físicas.

  • Realidade aumentada e virtual em laboratórios sustentáveis: Aplicações de RA/RV para complementar ou substituir experiências com alto impacto ambiental.

  • Parcerias para a Química sustentável: Modelos de colaboração escola-indústria e projetos de ciência cidadã.

  • Incorporação da cultura “maker” no ensino de Química.

  • O conhecimento profissional do professor como integrador de saberes disciplinares e tecnológicos, promovendo a interdisciplinaridade e a inovação no ensino de Química.

PASEO e AE's perspetivas do futuro no ensino da Química

  • Estratégias para desenvolver as competências previstas no PASEO através do ensino da Química.

  • Integração das Aprendizagens Essenciais com práticas sustentáveis: Abordagens para incorporar a sustentabilidade no currículo de Química.

  • Avaliação de competências em sustentabilidade: Métodos e ferramentas para avaliar o desenvolvimento de competências relacionadas com a sustentabilidade.

Formação para os Professores de Física e Química

  • Comunidades de prática para professores de Química: Criação e manutenção de redes de colaboração focadas em sustentabilidade.

  • Integração de competências digitais e sustentabilidade: Desenvolvimento de competências digitais dos professores para o ensino de Química sustentável.

  • Parcerias universidade-escola para formação em Química Verde: Modelos de colaboração entre instituições de ensino superior e escolas básicas e secundárias.

Tópicos para serem trabalhados interdisciplinarmente entre a Química e Cidadania e desenvolvimento

Educação para a Cidadania e Sustentabilidade

  • Promoção da literacia científica e ambiental, capacitando os alunos a tomar decisões informadas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade.

  • Química e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Mapeamento dos conteúdos de Química nos 17 ODS e desenvolvimento de projetos escolares alinhados.

  • Competências socioemocionais e éticas na Química sustentável: Desenvolvimento de empatia, pensamento crítico e responsabilidade social através do ensino da Química.

  • Química e justiça ambiental: Análise de questões de equidade no acesso a ambientes saudáveis e recursos naturais.

Química Verde e Práticas Experimentais Sustentáveis

  • Implementação de práticas laboratoriais seguras, que reduzam/eliminem o uso de substâncias perigosas e promovam a economia atómica minimizando a formação de resíduos.

  • Princípios de economia circular aplicados ao laboratório de Química: Estratégias para reduzir, reutilizar e reciclar reagentes e materiais.

  • Design de experiências laboratoriais com ciclo fechado: Desenvolvimento de práticas experimentais que minimizem resíduos e maximizem a reutilização.

  • Métricas e indicadores de sustentabilidade para laboratórios escolares: Ferramentas para avaliar e melhorar a sustentabilidade das práticas laboratoriais. 

Química, Alimentação Sustentável e Segurança Alimentar

  • Análise química de alimentos e sua aplicação pedagógica: Experiências práticas para análise de nutrientes e contaminantes.

  • Química dos sistemas alimentares sustentáveis: Estudo dos ciclos biogeoquímicos e sua relação com a produção alimentar.

  • Alternativas aos agrotóxicos: Abordagens químicas para o controle biológico de pragas e fertilização orgânica.

  • Conservação e processamento sustentável de alimentos: Princípios químicos da conservação de alimentos com menor impacto ambiental.

 

As recomendações apresentadas estão fundamentadas em:

  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO): As propostas visam desenvolver as competências previstas no PASEO, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a cidadania ativa.

  • Aprendizagens Essenciais de Física e Química: As recomendações consideram os conteúdos e competências definidos nas Aprendizagens Essenciais, garantindo a sua relevância curricular.

  • Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da DGE: As propostas alinham-se com os temas estruturantes deste documento orientador, que visa promover a educação ambiental para a sustentabilidade em todos os níveis de ensino.

  • Diretrizes da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável: As recomendações incorporam os princípios da UNESCO, que enfatizam a importância da educação como instrumento essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável.

  • Tendências emergentes em sustentabilidade: As propostas incorporam tendências como economia circular, cleantech, inteligência artificial e transformação digital, alinhando o ensino da Química com os desafios contemporâneos.

     

Apela-se à participação neste encontro através do envio de propostas de comunicação que deverão ser enquadradas nos tópicos apresentados anteriormente.