Tópicos | Sub-tópicos |
Inovação no ensino de Química | Análise de estudos sobre tecnologias emergentes como o uso de IA como ferramenta de apoio ao ensino. Química computacional e modelagem molecular no ensino: Utilização de software de modelagem para complementar as experiências físicas. Realidade aumentada e virtual em laboratórios sustentáveis: Aplicações de RA/RV para complementar ou substituir experiências com alto impacto ambiental. Parcerias para a Química sustentável: Modelos de colaboração escola-indústria e projetos de ciência cidadã. Incorporação da cultura “maker” no ensino de Química. O conhecimento profissional do professor como integrador de saberes disciplinares e tecnológicos, promovendo a interdisciplinaridade e a inovação no ensino de Química.
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PASEO e AE's perspetivas do futuro no ensino da Química | Estratégias para desenvolver as competências previstas no PASEO através do ensino da Química. Integração das Aprendizagens Essenciais com práticas sustentáveis: Abordagens para incorporar a sustentabilidade no currículo de Química. Avaliação de competências em sustentabilidade: Métodos e ferramentas para avaliar o desenvolvimento de competências relacionadas com a sustentabilidade.
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Formação para os Professores de Física e Química | Comunidades de prática para professores de Química: Criação e manutenção de redes de colaboração focadas em sustentabilidade. Integração de competências digitais e sustentabilidade: Desenvolvimento de competências digitais dos professores para o ensino de Química sustentável. Parcerias universidade-escola para formação em Química Verde: Modelos de colaboração entre instituições de ensino superior e escolas básicas e secundárias.
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Tópicos para serem trabalhados interdisciplinarmente entre a Química e Cidadania e desenvolvimento |
Educação para a Cidadania e Sustentabilidade | Promoção da literacia científica e ambiental, capacitando os alunos a tomar decisões informadas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade. Química e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Mapeamento dos conteúdos de Química nos 17 ODS e desenvolvimento de projetos escolares alinhados. Competências socioemocionais e éticas na Química sustentável: Desenvolvimento de empatia, pensamento crítico e responsabilidade social através do ensino da Química. Química e justiça ambiental: Análise de questões de equidade no acesso a ambientes saudáveis e recursos naturais.
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Química Verde e Práticas Experimentais Sustentáveis | Implementação de práticas laboratoriais seguras, que reduzam/eliminem o uso de substâncias perigosas e promovam a economia atómica minimizando a formação de resíduos. Princípios de economia circular aplicados ao laboratório de Química: Estratégias para reduzir, reutilizar e reciclar reagentes e materiais. Design de experiências laboratoriais com ciclo fechado: Desenvolvimento de práticas experimentais que minimizem resíduos e maximizem a reutilização. Métricas e indicadores de sustentabilidade para laboratórios escolares: Ferramentas para avaliar e melhorar a sustentabilidade das práticas laboratoriais.
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Química, Alimentação Sustentável e Segurança Alimentar | Análise química de alimentos e sua aplicação pedagógica: Experiências práticas para análise de nutrientes e contaminantes. Química dos sistemas alimentares sustentáveis: Estudo dos ciclos biogeoquímicos e sua relação com a produção alimentar. Alternativas aos agrotóxicos: Abordagens químicas para o controle biológico de pragas e fertilização orgânica. Conservação e processamento sustentável de alimentos: Princípios químicos da conservação de alimentos com menor impacto ambiental.
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